Dá pra aprender inglês e espanhol com séries?

Felipe Neto, neste vídeo aqui (após o primeiro 1 minuto), explica como aprendeu a falar inglês com séries. O Felipe já foi avaliado por outros gringos na internet, e foi aprovado! Vale o clique.

Tá aí um método muito eficaz para aprender com ótimos exemplos e bom entretenimento. E portanto, o cérebro aceita melhor, pois não entrará no “modo de defesa”.

“Modo de defesa” é quando você insiste em “aprender” algo que não quer, que não te interessa. Logo, você procrastina. Ao procrastinar (ato de adiar suas ações, “deixar pra amanhã”), seu cérebro entende que tal atitude sempre postergada te faz mal. E, se te faz mal, o cérebro a evitará. Por isso você procrastina tanto o curso de inglês, a ida pra academia, o grupo de leitura, etc.

Pra evitar  esse ciclo, você precisa “desabilitar este modo”. Uma ótima forma é se convencendo primeiro de que QUER aprender tal coisa e nunca que “precisa” aprendê-la. Outra é fazendo-o por meios lúdicos, que te entretenham (já viu como uma televisão ensina tudo à uma criança?). Jogos, séries e um professor que te encante são ótimas opções.

Séries que mostram o dia-a-dia como Friends, How I Met Your Mother, e afins são boas fontes para o aprendizado de expressões e phrasal verbs corriqueiros. O canal “Inglês Com Séries” é uma ótima opção para aprender um pouco mais sobre isso.

Lamentavelmente ainda não vimos algo similar com espanhol, mas seguiremos na busca. E se não acharmos, criaremos este canal (risos).

 

Experimente assistir a série em inglês com legenda em português.

Ao absorver o conteúdo, assista-a novamente, com legendas em inglês. Atente-se ao som das palavras, à soletração, às expressões. Dessa vez, não precisará se atentar ao conteúdo…

E por último, assista-a novamente, sem legenda. Preste atenção à pronúncia e nas junções. Tente repetir.

 

Essa técnica o ajudará muito com a parte de compreensão, de escuta, de pronúncia. Além de entreter! Mas atente-se que este tipo de exercício NÃO TRABALHARÁ sua conversação ou sua escrita… Vale manter o contato com um professor ou um amigo para manter o idioma afiado em todos os sentidos (compreensão, leitura, escrita, conversação…).

A PLCC Idiomas tem ótimas opções nesse sentido: que tal encontros de 30 minutos com um coach para eliminar as dúvidas que surgiram ao assistir o capítulo x ou para por em prática tudo o que vem aprendendo com este método? Sem obrigações, contratos ou cronograma rígidos de aulas. Converse apenas sobre o que quer e somente quando quiser! Veja aqui como funciona.

 

14 de abril de 2018